Arboretum é um jogo de estratégia que combina colecionar componentes, colocação de peças e administração da mão. Os jogadores tentam ter o maior número de pontos no final do jogo, criando belos caminhos do jardim para seus visitantes.
O baralho tem 80 cartas em dez cores diferentes, com cada cor caracterizando uma espécie diferente de árvore; cada cor tem cartas numeradas de 1 a 8, e o número de cores utilizadas depende do número de jogadores. Os jogadores começam com uma mão de sete cartas. Em cada turno, um jogador compra duas cartas (a partir do baralho ou de uma ou mais das pilhas de descarte), jogando uma carta sobre a mesa como parte de seu arboreto, e em seguida, descartando uma carta de sua pilha de descarte pessoal.
Quando o baralho se esgotar, os jogadores comparam as cartas que permanecem em suas mãos para determinar quem pode pontuar com cada cor. Para cada cor, o jogador com o maior valor das cartas na mão pontua para aquela cor no caminho de árvores em seu arboreto que começa e termina com essa cor; um caminho é uma cadeia ortogonalmente adjacente de cartas com valores crescentes. Para cada carta em um caminho de pontuação, o jogador ganha um ponto; se o caminho consiste apenas em árvores da cor que está sendo pontuada, o jogador marca dois pontos por carta. Se um jogador não tiver o maior valor para uma cor, ele marca zero pontos para um caminho que começa e termina com essa cor. Quem tiver mais pontos ganha.